data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Santa Maria encerrou o fim de semana com 27 casos confirmados de coronavírus, após ter mais um diagnóstico positivo divulgado na noite de domingo.
Contudo, o que chama atenção é o exponencial aumento de casos suspeitos do município. Desde a última quinta-feira, são mais de 384 novas notificações. Ao todo, segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, 1.055 pessoas são suspeitas de terem a Covid-19 na cidade.
Em meio à crise, surge ferramenta para incentivar venda online das empresas da cidade
Segundo o médico epidemiologista da prefeitura Marcos Lobato, há duas explicações: a primeira é uma transição na plataforma de casos notificados realizada pelo Ministério da Saúde, bem mais amigável ao médico. A segunda é o período de capacitação de profissionais ao novo sistema, que represou dados que deveriam já ter sido lançados.
- Então, o resultado foi que, quando o sistema entra em funcionamento, ele recupera todos os dados. Acumulou e agora estamos em dia. De um lado, é isso. Do outro, como o sistema é mais simples de usar, o médico tem mais facilidade de realizar a notificação - relata o epidemiologista, ao afirmar que, com isso, casos menos graves voltaram a ser notificados.
Ex-jogador e treinador do Inter-SM ganha surpresa aos 80 anos
CRUZ ALTA
A Vigilância Epidemiológica de Cruz Alta informou que foi notificada, na sexta-feira, por um laboratório particular sobre a confirmação de um caso positivo para Covid-19. Esse é o primeiro caso positivo no município. Trata-se do General de Exército Amadeu Martins Marto, de 56 anos. Ele contraiu o vírus em viagem de trabalho a Brasília. No momento, conforme a prefeitura, Marto se encontra curado da doença.